Vocação: Chamado de Deus!

A vocação cristã tem sua origem em Deus. Por isso, a vocação não se descobre imediatamente nem com plenas garantias, senão que necessita um processo de descobrimento da chamada de Deus na vida da pessoa.

O discernimento vocacional, neste sentido, não se esgota em uma primeira eleição nem conclui com uma determinada decisão. O discernimento vocacional se situa na linha de um “processo a seguir”, de um crescimento, e não tanto como conseqüência de um determinado “diagnóstico” que assegura à pessoa sua vocação como uma realidade estática e possuída.
O discernimento vocacional é uma experiência pela que deve passar todo crente. Não é algo exclusivo dos que optam pelo ministério sacerdotal nem pela vida religiosa.
Quantos jovens dizem “eu não tenho vocação”, indicando, com essa expressão, falta de profundidade e de experiência espiritual na formação que até então receberam.
Quão poucos agentes de pastoral de juventude chegam até o final de sua tarefa, o discernimento vocacional, que o colocará, de forma estável e definitiva o jovem que crê no rastro da fé, inserindo-o responsavelmente na Igreja.
O sujeito fundamental da Pastoral Vocacional é a comunidade convocante, pois ela é a que interroga (convoca), acompanha (processo de maturação) e recebe (identificação vocacional).
Desenvolvem-se os aspectos mais importantes da vivência da fé, como são a Cristologia, a oração e os sacramentos, as exigências da comunidade e a dimensão do compromisso (afetividade, profissão e pertença). A pergunta fundamental que surge é ver com quem viver, amar, dar a vida, trabalhar e pertencer.

Para responder a esta pergunta é necessário o diálogo, junto com momentos de silêncio e purificação que permita ao jovem descentrar-se de si e centrar-se em Deus. Discernir a partir dos valores do Reino: opção preferencial pelos pobres, pertença comunitária e atitude de disponibilidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s